Carboidrato, vilão ou mocinho?
Vamos entrar em detalhe sobre esse macronutriente.
O carboidrato é a principal fonte de energia do organismo, além de compor as estruturas celulares, os ácidos nucleicos e fazer a manutenção metabólica glicêmica para que o organismo continue funcionando corretamente e bem.
Os carboidratos são conhecidos também como glicídios ou açúcares.
Eles geralmente são encontrados em alimentos de origem vegetal.
Carboidrato é responsável pelo aumento de peso?
A resposta para essa pergunta é “Depende.”
O ganho de peso está relacionado ao excesso de calorias, seja carboidratos, gorduras, etc.
Se consumido de maneira equilibrada, o carboidrato fornece energia suficiente para o corpo humano.
Porém, se ingerido de forma irregular, desenfreada e em conjunto com alimentos “não saudáveis”, além de aumentar consideravelmente o peso, é o mesmo que dar energia ao corpo além do que ele suporta usar.
A quantidade de carboidrato que se deve ingerir vai depender do tipo de alimentação que você está fazendo.
Por exemplo na low carb é muito comum fazer a ingestão de de apenas 20g de carbo por dia.
Recomendado para você: Veja aqui como funciona a dieta low carb.
O correto mesmo é buscar uma nutricionista e juntas vocês definirem qual o seu objetivo com a alimentação e traçarem ali uma dieta para você seguir.
Porque reduzir o consumo de carboidrato emagrece
Isso é a mais pura verdade e vou explicar de uma maneira bem simples.
O que acontece é que o carboidrato quando entra no corpo é convertido em açúcar, que ao não ser utilizado pelo corpo é armazenado na forma de gordura.
Ao reduzir o consumo de carboidrato esse processo é interrompido e o corpo é forçado a utilizar a gordura corporal como fonte de energia.
Por isso a perda de peso é certa ao se reduzir o consumo de carboidratos em uma dita como a low carb.
Quer aprender a melhor forma de consumir menos carboidrato sem dificuldade? Então aperte aqui.
Quais São os Tipos de Carboidrato
Existem dois tipos de carboidratos, os simples e os complexos. Veja a diferença dos dois abaixo.
Carboidratos simples
Os carboidratos simples são formados por um ou dois açúcares. Por serem rapidamente digeridos e absorvidos pelo corpo humano e assim elevar subitamente o nível de glicemia, é constantemente associado a diabete tipo 2.
Portanto, os carboidratos simples devem ser consumido com cautela e com regularidade.
São indicados para pessoas que fazem exercícios físicos pois agem mais rápido no organismo, liberando a energia necessária para manter o corpo em movimento.
Os carboidratos simples possuem prós e contras, como por exemplo: são pobres em nutrientes, dificulta o emagrecimento, porém regulariza o trânsito intestinal.
Carboidratos complexos
Carboidratos complexos demoram mais tempo para serem absorvidos pelo organismo, por isso são indicados para quem pretende perder peso, pois deixam a sensação de saciedade por um período prolongado.
Os prós e contras dos carboidratos complexos é que são ricos em nutrientes, favorece o emagrecimento, podem ser consumidos sem restrições de horários, mas prejudica o trânsito intestinal.
Exemplos de carboidratos simples e complexos
Simples: Macarrão branco, arroz branco, leite e derivados, frutas, refrigerante, farinha branca, mel, sorvete, bolos e doces em geral.
Complexos: Feijão, lentilhas, arroz integral, ervilha, milho, pão integral, batata doce, aveia, gergelim, iogurte light, entre outros.
Benefícios do carboidrato
Os carboidratos possuem diversos benefícios que auxiliam quem busca uma vida mais saudável.
É uma importante fonte de energia para as células do corpo;
Proporciona saciedade e gera diminuição do peso mas apenas no caso de carboidratos complexo, pois ajuda na manutenção da glicemia, sendo a mais indicada para os diabéticos;
Influencia no humor e ajuda no bem-estar das pessoas. Quando o nível de carboidratos está baixo, afeta a serotonina, que é o neurotransmissor capaz de alterar tais coisas;
Ajuda na manutenção muscular, pois quando o corpo tem o nível correto de carboidratos não é necessário utilizar as proteínas.
Essas proteínas serão utilizadas para reparar os músculos que sofreram algum tipo de micro lesão pelo esforço dos exercícios físicos e ajudar na manutenção da massa muscular distribuída ao corpo.
Classificações dos carboidratos
Os carboidratos podem ser classificados como:
Monossacarídeos: são unidades básicas. Elevam o nível de insulina no sangue por caírem rapidamente na corrente sanguínea. São absorvidos rapidamente pelo organismo. Exemplo: glicose, frutose e galactose.
Dissacarídeos: são açúcares simples compostos da união de 2 monossacarídeos. Para que sejam absorvidos é necessário que sejam hidrolisados e transformados em monossacarídeos. Exemplos: sacarose, maltose e lactose.
Polissacarídeos: são moléculas de glicose unidas umas às outras por meio de ligações glicosídicas. São menos solúveis e mais estáveis que os açúcares mais simples. Exemplos: Celulose e quitina.
Curiosidades sobre os carboidratos
- O que determina como as gorduras consumidas vão suprir a energia, é a quantidade de carboidratos na dieta.
- Os carboidratos são os responsáveis por regular o metabolismo das proteínas, pois são utilizados em seu lugar para gerar energia, mantendo as proteínas no papel de construção dos tecidos.
- O carboidrato é importante na estruturação das membranas plasmáticas das células.
- Segundo um estudo publicado no Jornal de Fisiologia Aplicada, consumir de 30 a 50 gramas de carboidratos durante ou logo após treinamentos intensos ajuda a fortalecer o sistema imunológico, impedindo gripes e resfriados.
- O fato de o organismo digerir os carboidratos complexos mais lentamente e melhorar o funcionamento do intestino, não muda o fato de que eles são capazes de aumentar nossos gases.
Quais são os carboidrato bons e ruins
Carboidratos bons:
O que são?
São os carboidratos que contém magnésio, proteínas, vitaminas e antioxidantes essenciais.
Eles têm um alto teor de fibras naturais e nutrientes, são desprovidos de açúcares e grãos refinados, apresenta baixo índice de sódio e gordura saturada, além de apresentar ausência ou baixo índice de colesterol e gorduras trans, contribuindo para o bom metabolismo do corpo.
Quais são?
Quinoa, aveia, lentilhas, feijão, ervilhas, batata, batata doce, mandioca, chia e outras sementes, maçãs, bananas, morangos e outras frutas.
Carboidratos ruins:
O que são?
São carboidratos que não acrescentam nada de bom no organismo, apenas acrescentam gordura fazendo o peso aumentar e começar uma série de complicações com isso.
Eles têm um alto valor calórico, de açúcares refinados e um elevador teor de sódio.
Esses carboidratos têm baixo teor de nutrientes, fibras e podem conter elevado índice de colesterol, gordura trans e gordura saturada
Quais são?
Pão branco, doces, refrigerante, bebidas energéticas, massas brancas, bolos, biscoitos, sorvetes, batatas fritas, doces e frituras em geral.
Qual o problema do carboidrato?
Te falei acima que o carboidrato tem vários benefícios, mas também falei que se reduzir o consumo dele você vai emagrecer.
Neste momento você pode esta um pouco confusa mas vou esclareço tudo em outro texto.