A sacarose nada mais é que o açúcar que é usado pelas pessoas. Seja para adoçar um suco ou para fazer um doce. É o açúcar comum ou açúcar de mesa.
Tão comum e tão perigoso.
O açúcar não tem nenhum valor nutricional relevante e mesmo assim é muito usado. Na verdade, nem deveria ser considerado alimento mas sim veneno pelo mal que pode causar em nós.
Vamos entender melhor como funciona esse doce vilão.
O que é a sacarose, de verdade?
A sacarose é um composto dissacarídeos, o que significa que é feita por duas unidades de monossacarídeo.
Ou seja, é um açúcar formado por dois açúcares. No caso, a sacarose é feita de glicose e frutose.
Já falamos desse dois aqui, são açúcares simples. No entanto, quando se junta as duas formamos um açúcar complexo, a sacarose.
Resumindo, ela é um carboidrato complexo.
Qual é a origem da Sacarose?
Sua origem é vegetal, encontramos ela, principalmente, na cana de açúcar e na beterraba mas também vemos ela em algumas frutas.
Mas os pequeninos cubos passam por um processo para chegar naquele formato.O açúcar comum é obtido pelo processo de cristalização do caldo de cana, esse que tem um concentração de sacarose entre 14% à 24%.
A cana é moída para fazer a garapa, depois a garapa é aquecida para se formar o melaço, que tem bastante sacarose e parte dela se cristaliza, assim temos o açúcar.
E nosso Brasilzão tem o clima favorável para fazermos esse processo. Ao contrário da Europa que tem fazer a partir da beterraba, que tem em torno de 14% a 18% de sacarose.
Só que esse processo de cristalização não era tão acessível e nem tinha tanta plantações de cana-de-açúcar ou beterraba, era feito em casos muitos específicos. Até o século 19 se usava o mel para poder adoçar alguma coisa.
Para que serve?
Seu foco principal é adoçar, mas existem diversos tipos de açúcares que são classificados a partir da quantidade de sacarose que tem nele. Por exemplo, o açúcar cristal tem 99,3% de sacarose, enquanto o mascavo é 90%.
Ainda temos o açúcar invertido, que é quando a sacarose passa pelo processo de hidrólise. Esse açúcar é usado para fazer recheios cremosos, como aquele chocolate que abrimos e vemos aquele recheio bem cremoso dentro.
No nosso corpo a sacarose serve como energia, para fazermos atividade física, por exemplo. A pessoa que usou acaba iniciando a atividade com quantidade maior de glicogênio e melhorar o rendimento desportivo. E como ela é rapidamente absorvida pela corrente sanguínea ela tem efeito rápido.
Mas de forma alguma o açúcar em si é recomendado para fazer atividades. Existem diversas outras fontes de energia que são melhores que o açúcar.
Lembre que ele não tem nenhum valor nutricional, além de que se consumido em excesso pode trazer complicações para saúde. A indústria coloca em excesso nos alimentos e normalmente nem percebemos.
A Sacarose é Low Carb?
De forma alguma, é o inimigo número 1 do estilo de vida Low Carb.
O açúcar é carboidrato puro, não se deve comer, nem usá-lo. A Low Carb se concentra em manter um estilo de vida saudável, com poucos carboidratos e comida de verdade, coisa que a sacarose não é.
O açúcar é usado como energia em nosso corpo e quando não usado ele se acumula e vira gordura, além de dar picos de insulina.
É o principal causador da obesidade e diabetes. Tudo isso de ruim e ainda é responsável pelas cáries e vicia.
A verdade que poucos aceitam é o açúcar deveria ser eliminado da vida de todos.
Mas é claro que não é tão simples, para quem está acostumado com o doce desde de criança é muito complicado largar o açúcar.
Por isso, para quem inicia a Low Carb pode substituir no início o açúcar por adoçantes naturais, como o Xilitol e o Stevia. Nada de mel também, ele não é uma boa opção.
De verdade, o certo seria tentar viver sem o açúcar, experimenta tirar o açúcar do café por 3 dias, seu paladar será outro depois disso.
Resumo
Aprendemos que a sacarose é o açúcar comum e é usado para adoçar alimentos e bebidas. Ele é um composto formado por dois açúcares simples, a frutose e a glicose. Dá energia para o nosso corpo, mas quando em excesso vira gordura.
Não tem valor nutricional Acaba causando obesidade, diabetes, cáries e vício. Por isso é bom evitá-lo para manter a saúde em dia.